domingo, 17 de novembro de 2013

Carros Sedans que são minhas preferência (0km/ ou pouco uso)

Tração dianteira e preço menor: Jetta TSi 

O que me agrada no Jetta (vocês vão ver eu falar muito sobre ele), é algo muito simples, mas que faz a diferença, o preço. Como comentado na matéria abaixo, o Jetta vem com uma das melhores configurações do mercado atualmente, um motor 2.0 TSi com 211cv e 28.6 kgmf entre 1.700 rpm, a 5.500 rpm, ou seja uma faixa de torque e potência enorme, que dá muita elasticidade para o motor. Você pode por exemplo ao ínves de ter que reduzir no paddle, 2 ou 3 marchas para uma retomada, segurar a que está no momento, e deixar o carro ganhar velocidade tranquilamente. Para melhorar a suspensão independente nas 4 rodas, com braços de alumínio traz um rodar suave mas plantado ao carro, pena que após a tropicalização subiram o carro e a estabilidade foi comprometida.  Outro ponto que o Jetta surpreende é na eletrônica embarcada que o acompanha, como comentado abaixo, ao contrário de muitos carros, que quando vem ao Brasil,  a empresa corta várias funções, mas pelo menos no que andei TPMS (aviso de pressão do pneu), sistema que sobe um pouco os vidros ao chover, cornering lights (luz de neblina ativada do lado que você gira o volante, ou dá seta), enfim muitos itens que ajudam na convivência diária. A posição de dirigir do carro também agrada, pois ele é baixa, mas ainda assim você tem um campo de visão excelente, e os comandos do carro são fáceis de manusear, uma pena é o acabamento do carro não segue o resto, pois apesar de bom, não é compatível com o ótimo carro que é. 

















Medidas de Desempenho: 0-100 aferidos pelo Dynolicious (no Jetta de 200cv) variando entre 6.8-7.2s, 0-200 km/h em 28s. 


Preço: R$ 88.000 a R$ 107.000,00 completo.
Usados variam entre R$ 71.000 - 90.000, dependendo de Km (70.000km máximo) e ano (2011-2013).



Tração traseira e preço maior: Mercedes C63 AMG

Eu me apaixonei por esse carro, quando entrei em uma. Os bancos esportivos que antes pareciam fazer o menor sentido, agora são perfeitos, o volante em Alcântara é sublime na minha mão, e todos comandos são familiares a mim, mesmo sem nunca ter conhecido o carro antes. Agora coloco a chave na ignição, e automaticamente bancos e volante descem. Finalmente ligo o carro. Meu deus. O som do motor veio e forte. Parecia o som de um trovão. Um ronco rouco, e alto. V8s costumam ter esses sons maravilhosos, mas o da C63 é um caso a parte. Palavras não fazem justiça aquele som. O 6.2 V8 desse carro gera impressionantes 457cv ou 487cv ou 507cv dependendo das versões.  Já o torque é o mesmo para todos, 62.1 kgmf. Números que impressionam sem dúvida. Para manter isso tudo no chão, a C63 conta com uma suspensão independente com amortecedores adaptativos. Eles fazem um papel excelente em segurar o carro em curvas, mas são macios ao mesmo tempo. A posição de dirigir, é perfeita, é a comunicação da direção sobre o que se passa com o carro para o motorista é excelente. Tudo isso é orquestrado por uma transmissão MCT (conversor de torque substituído por uma embreagem bahanda a óleo) de 7 marchas. A tração é traseira, mas os pneus são finos  então se acelerar numa curva com os controles desligados, se prepare, pois vem paulada, mas se você for rápido conseguirá segurar e fazer um belo drift. Quanto aos ítens de série, o carro tem de tudo, bancos elétricos com memória, teto solar, central multímida com GPS, assistente de estacionamento. Como opcionais temos o controle de cruzeiro adaptativo (mantém distância do carro da frente) e Sistema de aviso de ponto cego, são caros e apenas por encomenda. Com isso poucos se dispõe a colocar isso, e instalar isso no carro por fora, usando as peças e códigos MB custa uma fortuna. Em compensação o acabamento é excepcional compatível com o alto preço do carro.






Medidas de Desempenho: 0-100 aferidos pelo Dynolicious 4.5 s, 0-200 km/h em 14.3s. 

Preço: R$ 399.000-430.000. 0km. Uma usada 2012 (com no máximo 20.000 km) varia de R$ 300.000-325.000. Mas é possível conseguir uma com pouco uso, por menos de R$ 200.000 (2009 - 30.000 km).

Em conclusão eu adoro a C63, e o Jetta. São os carros que trouxeram as melhores sensações de todos Sedans que dirigi em suas respectivas categorias. São ágeis, confortáveis, e apesar de serem esportivos puro sangue (aqui não tem lugar para Veloster não), podem ser tranquilamente usados diariamente. Recomendo os a todos. 



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