Boa Tarde, a todos!
Hoje em dia, quem tem um Civic, Corolla ou Focus 0km, já pode olhar para cima e ver que há um mundo infinito de possibilidades de veículos alemães para comprar. Todos com o padrão de acabamento e status coerentes com a proposta da marca. Como já e de se esperar isso tem um custo, afinal para atingirem preços atraentes, esses carros abrem mão de algo, e normalmente isso diz dizer adeus a equipamentos, comuns em seus veículos. Para ter uma Mercedes de entrada (A200, B200 ou C180) o dono tem de abrir mão de teto solar, ou bancos elétricos, já a BMW (116, 118, 320), ar digital ou sensores de chuva e crepuscular (aciona o farol em condições de pouca claridade e desativa em condições de muita), e bancos elétricos de novo, enfim nem tudo é perfeito, e a Audi (A4, A3, A1, todos contam como opcional caro) teto solar. Já a Volkswagen tudo é opcional, é um carro sem opcionais fica com um pacote de itens desvantajoso até comparado com veículos bem inferiores, requerendo um investimento pesado para ficar do jeito que o dono sonha ou deseja.
Nesse caso olharemos sobre o ponto de vista de uma família (carros como A1, A3, 118i, Golf GTi, Fusca TSi, A200 ficaram de fora)
BMW 320 F30
Esse carro, é uma ótima opção de Alemão de entrada no Brasil. Muito gente vai achar que eu bati a cabeça ao dizer isso, mas infelizmente é a verdade. O pacote de equipamentos é medíocre na versão Sport de 119.900 (versão mono, flex 129.900). Há muitos itens de segurança interessantes e importantes como controle de tração e estabilidade, 6 airbags, ABS, faróis de xenon, e controle de frenagem em curvas CBC, e chassis adaptativo (permite ajustar ao câmbio, suspensão, e resposta de motor), bom para quem gosta de abusar nas curvas, mas infelizmente itens de conveniência como bancos elétricos, GPS integrado ao rádio e sensores de chuva, crepuscular ficam na saudade, vindo apenas na versão mais cara, que custa 149.900.
O que realmente torna a 320i em um campeão, está escondido debaixo do carro.
É o eixo cardã, que alimenta a tração traseira, com o seu potente motor 2.0 turbo de 184cv e 27,5 kgmf, tudo isso controlado por um câmbio fantástico ZF de 8 marchas que troca marchas em 0.2s. Para melhorar a suspensão é independente nas 4 rodas, com braços de alumínio, e volante elétrico de relação variável.
Para fechar com chave de ouro os pneus Potenza que vem de série são muito aderentes, e suaves. Tudo isso garante uma distribuição de peso 50-50 entre os eixos. Se você não sabe o que nada disso significa não se preocupa. Apenas dirija a 320i num trecho sinuoso, e perceba como ela supera as curvas, sem dificuldade, sustos, e deixando um largo sorriso na face do motorista. Outro ponto que agrada na 320i, é o acabamento com materiais e cores de extremo bom gosto, e a ergonomia, mas creio que após dirigir uma você nem vai notar isso, mas não irá esquecer a estabilidade maravilhosas do carro.
Medidas de Desempenho: 0-100 aferidos pelo Dynolicious em 8s, 0-200 km/h em 33s.
Preço da versão básica: R$129.950,00
O que realmente torna a 320i em um campeão, está escondido debaixo do carro.
Motor quatro-cilindros turbo |
Para fechar com chave de ouro os pneus Potenza que vem de série são muito aderentes, e suaves. Tudo isso garante uma distribuição de peso 50-50 entre os eixos. Se você não sabe o que nada disso significa não se preocupa. Apenas dirija a 320i num trecho sinuoso, e perceba como ela supera as curvas, sem dificuldade, sustos, e deixando um largo sorriso na face do motorista. Outro ponto que agrada na 320i, é o acabamento com materiais e cores de extremo bom gosto, e a ergonomia, mas creio que após dirigir uma você nem vai notar isso, mas não irá esquecer a estabilidade maravilhosas do carro.
Medidas de Desempenho: 0-100 aferidos pelo Dynolicious em 8s, 0-200 km/h em 33s.
Preço da versão básica: R$129.950,00
VW Jetta TSi
Muitos vão argumentar que esse carro é feito no México. Balela, ele está aqui porque por menos de 100.000 entrega uma mecânica de alto nível alemã, e hoje em dia, não há nada mais barato (0Km) que chegue perto desse carro numa reta acelerando (Golf GTI é muito mais caro), e que por menos de 20.000 reais é possível fazer esse carro chegar ao mundo dos 500cv.
O Jetta também conta com outros atributos como recursos eletrônicos que vieram dos Audis alemães. Um deles é o brake light adaptativo que quando se freia forte, pisca o brake light e ativa o pisca alerta.
Outro é se desligar o carro e ligar a seta para qualquer lado, o lado acionado pela seta estará com o farol e a lanterna acesos. Mas chego de falar sobre firulas e vamos ao que interessa, a mecânica maravilhosa que acompanha esse carro.
O motor 2.0 TSi conta com 211cv, e 28.6 kgmf de torque, mas por ter uma faixa de giro de atuação do turbo tão grande (maior que o da 320), o carro tem arrancadas, e retomadas explosivas, tendo um desempenho equivalente a carros aspirados de 290cv-310cv. Para melhorar tudo isso é administrado por um dos melhores câmbios da atualidade o DSG de 6 marchas (trocas de marcha em 0.1s).
Para segurar isso no chão o carro conta, com suspensão independente nas 4 rodas igual a da BMW com braços de alumínio também. Infelizmente o Jetta é um pouco alto demais, já que a VW acabou levantando o carro para evitar de gerar inconveniências ao cruzar buracos, e isso comprometeu a estabilidade, que apesar de muito boa, poderia ser melhor. Apesar de tudo, a cabine do carro não acompanha o que está presente debaixo dela, já que infelizmente o acabamento é bom, mas poderia ser melhor, já que conta com portas ridículas em plástico duro.
E o pacote de itens de série é razoável já que bancos com aquecimento, ar digital dual zone, sensores de chuva, crepuscular, estacionamento frontal e traseiro, controle de tração e estabilidade, 6 Airbags, e XDS (bloqueio de diferencial eletrônico dianteiro), mas Teto Solar, Faróis de Xenon, Bancos elétricos, e GPS integrados ao rádio são opcionais caros, que totalizam quase 20.000 reais ao pacote básico. Outro erro primário da Volks foi a tração dianteira cuja oferta de torque e potência explosiva do Jetta, gera destracionamentos fortes, e constantemente obriga a fazer correções ao volante.
Medidas de Desempenho: 0-100 aferidos pelo Dynolicious (no meu Jetta de 200cv) variando entre 6.8-7.2s, 0-200 km/h em 28s.
Preço completo: R$107.000,00
O Jetta também conta com outros atributos como recursos eletrônicos que vieram dos Audis alemães. Um deles é o brake light adaptativo que quando se freia forte, pisca o brake light e ativa o pisca alerta.
Outro é se desligar o carro e ligar a seta para qualquer lado, o lado acionado pela seta estará com o farol e a lanterna acesos. Mas chego de falar sobre firulas e vamos ao que interessa, a mecânica maravilhosa que acompanha esse carro.
O motor 2.0 TSi conta com 211cv, e 28.6 kgmf de torque, mas por ter uma faixa de giro de atuação do turbo tão grande (maior que o da 320), o carro tem arrancadas, e retomadas explosivas, tendo um desempenho equivalente a carros aspirados de 290cv-310cv. Para melhorar tudo isso é administrado por um dos melhores câmbios da atualidade o DSG de 6 marchas (trocas de marcha em 0.1s).
Para segurar isso no chão o carro conta, com suspensão independente nas 4 rodas igual a da BMW com braços de alumínio também. Infelizmente o Jetta é um pouco alto demais, já que a VW acabou levantando o carro para evitar de gerar inconveniências ao cruzar buracos, e isso comprometeu a estabilidade, que apesar de muito boa, poderia ser melhor. Apesar de tudo, a cabine do carro não acompanha o que está presente debaixo dela, já que infelizmente o acabamento é bom, mas poderia ser melhor, já que conta com portas ridículas em plástico duro.
Airbags |
E o pacote de itens de série é razoável já que bancos com aquecimento, ar digital dual zone, sensores de chuva, crepuscular, estacionamento frontal e traseiro, controle de tração e estabilidade, 6 Airbags, e XDS (bloqueio de diferencial eletrônico dianteiro), mas Teto Solar, Faróis de Xenon, Bancos elétricos, e GPS integrados ao rádio são opcionais caros, que totalizam quase 20.000 reais ao pacote básico. Outro erro primário da Volks foi a tração dianteira cuja oferta de torque e potência explosiva do Jetta, gera destracionamentos fortes, e constantemente obriga a fazer correções ao volante.
Medidas de Desempenho: 0-100 aferidos pelo Dynolicious (no meu Jetta de 200cv) variando entre 6.8-7.2s, 0-200 km/h em 28s.
Preço completo: R$107.000,00
Mercedes C200 CGI
Bem muitos vão se perguntar cada a C180? Bem a resposta vem agora, a C180 é um carro excelente, mas a C200 custa apenas um pouco a mais mas entrega um pacote bem superior em termos de itens de série e desempenho.
A C200 hoje em dia, é um carro muito bem sucedido em vendas, e os motivos são óbvios aqui se o dono adquirir o carro não fará nenhuma concessão. Itens como Teto Solar, Faróis de Xenon, Rádio com GPS, Sensores de tudo, central multimídia que acessa a internet, além de ar digital dual zone e inclusive assistente de Fadiga vem de série.
Outros detalhes agradáveis são o acabamento muito bom, e ergonomia excelente.
Já o motor não deixa a peteca cair, já que é um 1.8 Turbo de 184cv, 27.5 kgmf de torque, administrado por um câmbio de 7 marchas, que comanda a força que vai as rodas traseiras.
A suspensão de novo é independente com braços de alumínio e junta com a tração traseira oferecem uma divisão de peso 45-55, o que ajuda na estabilidade excepcional da Mercedes. A suspensão também permite um rodar muito suave, silencioso, a Mercedes é sem dúvida o carro mais silencioso de todos aqui.
A direção é direta mas sem comprometer o conforto excelente das Mercedes. Não há como negar que esse é um carro excelente de se dirigir. Já outro detalhe interessante da Mercedes, é o câmbio, não é a última palavra em tecnologia como o dos outros, mas certamente tem o melhor gerenciamento, as trocas são quase sempre na hora que você quer, e ele te entende muito bem.
Medidas de Desempenho: 0-100 aferidos pelo Dynolicious em 8.3s, 0-200 km/h em 36s.
Preço: A partir de R$128.900.
A C200 hoje em dia, é um carro muito bem sucedido em vendas, e os motivos são óbvios aqui se o dono adquirir o carro não fará nenhuma concessão. Itens como Teto Solar, Faróis de Xenon, Rádio com GPS, Sensores de tudo, central multimídia que acessa a internet, além de ar digital dual zone e inclusive assistente de Fadiga vem de série.
Outros detalhes agradáveis são o acabamento muito bom, e ergonomia excelente.
Já o motor não deixa a peteca cair, já que é um 1.8 Turbo de 184cv, 27.5 kgmf de torque, administrado por um câmbio de 7 marchas, que comanda a força que vai as rodas traseiras.
A direção é direta mas sem comprometer o conforto excelente das Mercedes. Não há como negar que esse é um carro excelente de se dirigir. Já outro detalhe interessante da Mercedes, é o câmbio, não é a última palavra em tecnologia como o dos outros, mas certamente tem o melhor gerenciamento, as trocas são quase sempre na hora que você quer, e ele te entende muito bem.
Medidas de Desempenho: 0-100 aferidos pelo Dynolicious em 8.3s, 0-200 km/h em 36s.
Preço: A partir de R$128.900.
Audi A4 2.0T Multitronic Ambiente (com Teto)
Esse carro é um Jetta com acabamento bem superior a venda pela Audi. O pacote de itens ofertados de série é equivalente ao do Jetta completo. A única diferença em mecânica está no ajuste do motor.
O motor conta com uma potência bem menor, mas torque superior. 184cv x 211cv, mas 32.6 kgmf de torque x 28.6 kgmf. Só que o Audi tem um motor com reações bem menos explosivas. O motor entrega a potência suavemente, e o câmbio multitronic CVT (relações de marchas variáveis) acaba contribuindo com isso, ou seja não há aquele destracionamento besta do Jetta.
O motor conta com uma potência bem menor, mas torque superior. 184cv x 211cv, mas 32.6 kgmf de torque x 28.6 kgmf. Só que o Audi tem um motor com reações bem menos explosivas. O motor entrega a potência suavemente, e o câmbio multitronic CVT (relações de marchas variáveis) acaba contribuindo com isso, ou seja não há aquele destracionamento besta do Jetta.
A diferença está no desempenho, o Jetta anda muito mais por ter essas reações mais explosivas. Enquanto o A4 ainda pensa em ir, o Jetta já foi. O CVT do Audi em contrapartida, é muito suave, e não há trancos em nenhuma situação nem quando se faz uso do sequencial com 8 marchas virtuais.
Para melhorar o Audi não passou pela tropicalização apesar de ter a mesma suspensão. Ou seja o Audi é mais estável, mas tão suave quanto o Jetta. Outros detalhes são o Audi tem a mais que o Jetta o chassis adaptativo igual ao da BMW, além de ter bancos elétrico para o passageiro dianteiro, item inexistente no Jetta. Mas o Audi para ter GPS no rádio precisa comprar um kit, que custa absurdos 10.000 reais.
Medidas de Desempenho: 0-100 aferidos pelo Dynolicious em 8.4s, 0-200 em 32s.
Preço: A partir de R$130.900,00 (modelo 2014). Um preço interessante se considerarmos o que o carro oferece.
Conclusão:
Todos são carros excelentes, que entregam muito pelo preço. Recomendo qualquer um, mas olhe com carinho extra o Audi A4, um carro com muitas qualidades e por um preço extremamente atraente se considerarmos o que ele oferece.
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