BMW M, também conhecida como M-Technik ou somente "M" (para Motorsport) foi inicialmente criado para apois o programa de competições da BMW, o que foi um sucesso entre as décadas de 1960 e 1970. Com o passar do tempo a BMW M começou a fazer parte dos veículos do portfólio da BMW com veículos especialmente modificados, dos quais agora são mais conhecidos pelo público.
Os carros com o emblema M, tradicionalmente incluem motores, transmissões, suspensões, interior, aerodinâmica modificados, e alterações no exterior.
Todos os modelos M, são testados e ajustados pela equipe da BMW no circuito de Nürburgring.
Origem
Fundada em Maio 1972 com 35 funcionários, teve este quadro ampliado para 400 em 1998, e passou a fazer parte da gama de produtos BMW no mercado, sendo o primeiro modelo de corrida o BMW 3.0 CSL.
Após o sucesso de produtos como o BMW 3.0 CSL, em locais de corrida e o crescimento do mercado de carros esportivos de alta-performance, a BMW M iniciou a comercialização de seus veículos para o público.
O primeiro carro M a ser vendido para o público foi o M1, exibido no Paris Motor Show em 1978. Entretanto o M1 era um carro esportivo com um design mais doméstico, não sendo um carro ideal para o dia a dia.
BMW M1 Le Mans |
BMW M1 Versão vendida nas concessionárias. |
BMW M535i |
BMW Motorsport GmbH forneceu o motor 6.1 litre V12 DOHC 48 valvulas que equipava o McLaren F1, do qual teve um enorme sucesso nas corridas, incluindo a vitória em 24 Horas de Le Mans, que foi seu primeiro ano como competidor na categoria GTR.
História Recente
Até os dias atuais a BMW M, tem oferecido suas versões de quase toda a linha, com exceção da X1, X3 e Série 7, pois a BMW não gostaria que seu sedã mais luxuoso fosse equipado com motores de alta rotação, embora há versões como a 760Li, equipadas com um motor V12 que são muito grandes e pesados para equipar modelos esportivos.Entretanto existe a versão Alpina B7, que é uma versão construída na fábrica da BMW e que recebe modificação da customizadora Alpina. A BMW M passou a fazer a utilização de motores com turbo-compressores e há boatos que esteja sendo desenvolvida uma M7, com performance superior a Alpina B6 e 760Li.
As SUVs BMW X5 e X6 receberam as versões M em 2010, sendo assim os primeiros carros M com xDrive (four wheels drive) e câmbio automático e também as primeiras SUVs a serem modificadas. A X5 (E70) e X6 (E71) M são versões customizadas pela BMW e não pela BMW M.
A BMW M, possui uma filosofia diferente da Mercedes-AMG, pois ela enfatiza veículos preparados com "Agilidade Lateral" (o que tem sido feito com as séries 3,5 e roadsters), enquanto a AMG tem criado versões de várias Classes da Mercedes, incluindo sedans de alto luxo como a classe S e os SUV ML e G. Os veículos M, são desenvolvidos para terem respostas rápidas de aceleração e grande capacidade de fazer curvas. A especificação técnica da M5, é com a finalidade de conectar o motorista a um carro com respostas extremamente rápidas. Até 2010 a BMW M, nunca utilizou a turbo ou supercharger em seus carros, diferente da Mercedes-AMG e Audi. As BMW E39 e E60 (Versões da Série 5), competiam contra carros como a Mercedes-Benz E55 AMG (com um V8 com "Kompressor") e o Audi RS6 (bí-turbo).
Os veículos BMW M, usam tipicamente câmbios manuais ou semi-automáticos (mais recentemente foi utilizado um câmbio de dupla embreagem), em contrate com a Mercedes-AMG que tem feito amplo uso de transmissões automáticas (7-speed AMG SPeedShift MCT de dupla embreagem, que vem sendo utilizada nos veículos a partir de 2009). Entretanto a BMW X5 M e X6 M, foram os primeiros veículos M a oferecerem a transmissão automática de 6 marchas Steptronic, desde quando elas passar a ser equipadas com o xDrive.
Diferente dos motores S85 e S65 do qual não compartilham o projeto com motores "não-M", o S63 tem muitas peças em comum com o N63, fazendo a fabricação mais barata. Até os dias atuais a BMW não considerou o uso de compressores.
M-Cars vs M-badged Cars (pacote esportivo)
Atualmente, existe a opção de se comprar o "M Spot Package", é uma opção bem mais barata que os carros M "puros".
Um exemplo de carros M-badged, são as E60 BMW 550i e a E63 BMW 650i. A BMW Série 5 e 6 padrão vem equipada com o cambio manual ou automático, mas o pacote M-Sport tem como opcional o câmbio SMG (câmbio manual sequencial), que é um cambio utilizado pela M5 e M6 até o modelo 2007.
Referência bibliográfica: http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_M
Os veículos BMW M, usam tipicamente câmbios manuais ou semi-automáticos (mais recentemente foi utilizado um câmbio de dupla embreagem), em contrate com a Mercedes-AMG que tem feito amplo uso de transmissões automáticas (7-speed AMG SPeedShift MCT de dupla embreagem, que vem sendo utilizada nos veículos a partir de 2009). Entretanto a BMW X5 M e X6 M, foram os primeiros veículos M a oferecerem a transmissão automática de 6 marchas Steptronic, desde quando elas passar a ser equipadas com o xDrive.
Câmbio de dupla embragem AMG acoplado ao motor V8 5.5 Biturbo |
Os motores BMW M eram tradicionalmente motores de "baixa" cilindrada naturalmente aspirados, mas com a capacidade de produzir giros elevados, particularmente o S85 V10 na E60 (M5) e E63 (M6), além do S65 V8 na E90 (M3). Estes foram os motores mais potentes que a BMW produziu sem a utilização de compressores ou turbos. Com uma potência de 100cv/L de deslocamento eles foram premiados várias vezes pelo International Engine of the Year Awards.
Ainda no início de 2000, a BMW considerava a indução forçada (compressores ou turbo), como métodos de baixa tecnologia para aumentar a potência dos motores, afirmando que isto aumentaria o peso e diminuiria a resposta do acelerador. Os puristas da BMW perceberam que o uso da indução forçada não favorece o torque na utilização diária, e a maioria afirmou também preferir o som dos motores aspirados com limites de rotação elevados.
Porém, no final do ano 2000, normas internacionais de redução do CO², e consumo de combustível, citaram as razões de não continuar a produção de motores naturalmente aspirados de alta rotação. O motor N54 seis-cilindros em linha bi-turbo, foi lançado na BMW 335i (E90) tinha uma performance equivalente às versões E46 e E90 da BMW M3, enquanto era mais prático, e mais econômico para o uso diário.
Motor N54 - seis-cilindros bi-turbo A potência deste motor variava de 306-335cv, com um limite de rotação de 7000rpm e 10.2:1 de compressão. Potência de 306cv em 2007 / 326cv (2008-2009) / 335cv (2010) |
BMW 335i Coupe |
Iniciando com o X5 M e a X6 M, e destaque no F10 M5, BMW usou o bi-turbo S63 V8, no qual produzia mais torque e potência, e era mais eficiente a que o S85 V10.
Motor BMW S63 - V8 bi-turbo |
Motor BMW S85 - V10 |
Diferente dos motores S85 e S65 do qual não compartilham o projeto com motores "não-M", o S63 tem muitas peças em comum com o N63, fazendo a fabricação mais barata. Até os dias atuais a BMW não considerou o uso de compressores.
Assim como os modelo 2013, a BMW M3 (E92/E93) é o único carro tradicionalmente M restante, o restante da linha M, utiliza motores turbinados, e a próxima geração da M3 (F80) e M4 (F82/F83), são esperados com o motor seis-cilindros em linha bi-turbo.
M-Cars vs M-badged Cars (pacote esportivo)
Atualmente, existe a opção de se comprar o "M Spot Package", é uma opção bem mais barata que os carros M "puros".
Um exemplo de carros M-badged, são as E60 BMW 550i e a E63 BMW 650i. A BMW Série 5 e 6 padrão vem equipada com o cambio manual ou automático, mas o pacote M-Sport tem como opcional o câmbio SMG (câmbio manual sequencial), que é um cambio utilizado pela M5 e M6 até o modelo 2007.
Referência bibliográfica: http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_M
Nenhum comentário:
Postar um comentário