sábado, 16 de novembro de 2013

Mercedes Classe-C W202 (1993-2000), um clássico que não sai de moda

A Classe-C (W202), foi lançada em 1993, para ocupar o lugar da consagrada 190E (W201 também conhecida por "Baby Benz"). A responsabilidade dela era grande considerando o sucesso da sua antecessora nas pistas e nas vendas no seu segmento de carros compactos. O espaço de menor carro da linha foi perdido em 1997 com o lançamento do Classe-A (W168).

Mercedes-Benz 190E (W201) 1984
As Classe-C são fabricadas em Sindelfingen e Bremen, na Alemanha, e também em outras fábricas ao redor do mundo. 

Em Outubro de 1986, três anos após o início da fabricação da 190 (W201) ter sido iniciada, começaram a trabalhar no modelo que iria sucede-la. O trabalho de design começou em 1987, sendo o design de Murat Gunak sendo selecionado em 1988 e o design de produção de Oliver Boulay selecionado em 1989 e finalmente patenteado em 19 de Dezembro de 1990. Em 1989, os primeiros protótipos começaram a ser testados no final do ano. Em Maio de 1993 a primeira geração da Classe-C (W202) foi lançada para substituir a 190. Até 1997 a Classe-C era o modelo de entrada, sendo esta posição ocupada pelo Classe-A (W168). 


Mercedes-Benz Classe-C (W202)

Algumas características do design da W202 foram herdadas da sua antecessora W201, mas ela passou a ter linhas mais suaves e arredondadas.

Motores
Em sua estreia, a Classe-C, foi a única Mercedes a contar com uma completa linha de motores multi-válvulas. A família de motores quatro-cilindros à gasolina chamados de M111, foram lançados na C180 (1.8L, 120cv e 90kW de torque), C200 (2.0L, 134cv) e C220 (2.2L, 148cv). O único modelo quatro cilindros vendido nos Estados Unidos foi o C220. Em 1997, a C220 foi substituída pela C230 (2.3L, e os mesmos 148cv mas com uma elevação do torque para 22,4kgfm). A C280 (2.8L, 6cilindros em linha, 193cv) era o modelo top de linha.

Estavam disponíveis também os motores quatro-cilindros à diesel equipadas com o mesmo motor OM601 utilizado nas 190 nas versões 2.0L e 2.2L. Muitas destas versões diesel foram vendidas como táxis, devido ao baixo consumo e grande durabilidade. Teve também um motor mais potente o OM605 cinco cilindros naturalmente aspirado (C250 D) e a turbo (C250 TD). O motor turbo-diesel foi uma das novidades para a linha de motores disponível em 1995. 

A versão de motor mais importante foi a M111 quatro-cilindros com supercharger (Kompressor), que foi usado na C230K, utilizando um compressor tipo Roots, e gerava 193cv a 5.300rpm. A Mercedes reutilizou a tecnologia do supercharger após 50 anos. 

Devido às taxas existentes em países como Itália e Portugal, foi disponibilizada a C200K com potência similar à da C230K.

Em 1997 foram lançados os motores à diesel OM611, equipados com Common Rail (injeção direta de combustível desenvolvida em parceria com a Bosch). O novo modelo foi chamado C220 CDI, e teve um aumento de 30cv em comparação com a C220 D, melhor consumo de combustível e redução dos níveis de poluentes. Houve mudanças também nos motores seis-cilindros V6 (M112). Os novos motores contavam com cabeçote SOHC (um eixo de comando atua sobre as válvulas de admissão e escapamento) ao invés de DOHC (um eixo de comando para as válvulas de admissão e outro para as válvulas escapamento), 3 válvulas por cilindro, ao invés de quatro e duas velas por cilindro. O quatro cilindros C230 foi substituído pela C240 (2.4L 170cv) e a C280 teve o motor seis-cilindros em linha substituído pelo V6. Estas mudanças reduziram as emissões de poluentes e também melhoraram o consumo sem sacrificar a potência. No caso da C280 teve um aumento de 4cv.

Nos últimos quatro anos de produção a W202 recebeu algumas alterações nas opções de motores. Em 1998 a versão menos potente C200 CDI (2.2L turbo-diesel)  foi adicionada substituindo a C220 diesel. Em 2000 a C200K teve a potência reduzida para 161cv, a C240 teve o motor aumentado de 2.4 para 2.6, mas a potência manteve os 170cv, e a C180 teve o motor alterado para 2.0L.

Transmissões
A W201 original, vinha de série com o câmbio manual de cinco marchas e poderia vir equipada com a caixa automática como opcional. Nos Estados Unidos o câmbio automático era de série, embora era oferecida como opção o câmbio manual. 

No lançamento da W202 existiam modelos equipados com o câmbio manual de cinco marchas. O câmbio automático 722.4 (quatro marchas) também conhecido por 4G-TRONIC, estava disponível com um custo extra (de série na C36 AMG), do qual as concessionárias americanas escolheram para ter em seu estoque. Em 1996 esta antiga transmissão que era vendida desde 1981 foi substituída pela 722.5 (cinco marchas) também chamada de 5G-TRONIC que recebeu o tiptronic em 1999 através da 722.6.

Segurança
No lançamento da Classe-C (W202), era de série o airbag do motorista, freios ABS e proteção contra impactos laterais. O airbag para passageiro passou a ser item de série a partir de 1995 e a partir do mesmo período, passou a ser oferecido o ETS (Controle de tração) para os modelos quatro-cilindros, combinados com o ASD (diferencial de escorregamento limitado ou o ASR (controle de estabilidade) para os modelos seis-cilindros como opcional. Em 1997 o ASR passou a ser ítem de série para a C280 equipada com transmissão automática e para a C36 AMG, como o ETS para os modelos quatro-cilindros, com exceção da C180 e da C220 diesel. Airbags frontais e laterais e o BAS (Brake Assist), passaram a vir como ítem de série. Os dois modelos básicos C180 e C220 diesel, passaram a contar com o ASR em 1998 e 1999. 
A W202 foi o primeiro sedan médio a oferecer como equipamento padrão o ESP para toda a linha.

A versão Perua (Touring)
A Touring passou a ser oferecida a partir de 1996. Ela compartilhava dos mesmos motores e equipamentos da versão sedan com exceção dos modelos AMG. A versão Touring da W202 não foi comercializada nos Estados Unidos.
Mercedes-Benz C43 AMG Touring


Reestilização (Face Lift)
Em 1996 teve início aos projetos para atualização do design da W202 de forma a dar uma sobrevida ao modelo.
Em 1997 foram incorporadas lanternas traseiras fumê, novas rodas, e mudanças sutis no interior., incluindo os painéis das portas. A antena do rádio não era mais retrátil, passou a ser integrada ao vidro traseiro. Os para-choques dianteiros e traseiros foram redesenhados, as saias laterais passaram a ser na cor do carro. Os modelos C200 e C230 foram equipados com o "Kompressor" que vinha identificando na tampa do porta-malas.

Modelos AMG
Em 1995 a W202 recebeu uma genuína versão de desempenho, o C36 AMG, que competia com o novo seis-cilindros da BMW M3. Desenvolvido pela AMG, que atualmente é uma subsidiaria da Daimler-Benz, ela possui uma suspensão com ajuste de corrida (rebaixada em 25mm) e uma transmissão automática de quatro marchas, posteriormente substituída pela de cinco marchas. O motor 3.6L tinha uma poténcia de 276cv à 5750rpm e 39kgfm de torque à 4000rpm. A AMG posteriormente chegou à conclusão que como os motores são montados a mão, eles poderiam produzir de 276cv a 287cv. A C36 AMG cumpre o 0-100km/h em 5.8s e a velocidade máxima era limitada eletronicamente em 250km/h (sem o limitador já foi registrado 272km/h). Foram produzidas somente 5200 unidades da C36.

C36 AMG
C36 AMG

Em 1997 (modelo 1998) a AMG lançou o novo modelo esportivo da Classe-C, a C43 AMG. Equipada com um motor V8 4.3L desenvolvendo 306cv à 5850rpm e 41kgfm de torque à 3250-5000rpm (medidas na roda), a velocidade máxima era limitada em 250km/h (sem a limitação a velocidade de 270km/h foi registrada). Ao contrário da C36, a C43 era um modelo "pronto para a venda" da C280 desmontado para tunning na fábrica da AMG. A C43 foi o primeiro carro AMG a ser completamente montado na planta da AMG em Affalterbach após a aquisição da AMG pela Daimler-Benz em 1998. A C43 AMG faz de 0-100km/h em 5.7s na versão sedan e 5.9s na versão perua.A C43 AMG foi a primeira Classe-C equipada com um motor V8.


Existiram duas versões a sedan (chassis W202.033) e a perua (chassis W202.093). A estrutura da C43 AMG perua tinha muitas similaridades com a C36, exceto pelos para-choques dianteiros e traseiros, como também a lateral da carroceria. 
Mercedes-Benz C43AMG
Mercedes-Benz C43 AMG
Algumas diferenças foram notadas entre 1998 e 2000, como a reprogramação da ECU (central de gerenciamento do motor) em 2000, que proporcionou melhor performance da caixa de marchas e prolongou a vida da caixa de marchas. Em 2000 também foi oferecida a opção do ajuste de altura do volante (nas W202 normalmente só tem o ajuste de profundidade), e também tinha estampado AMG nas pinças de freios.

O carro foi produzido por pouco mais de dois anos (do fim de 1997 até o meio de 2000), sendo produzidos 4.200 unidades, sendo 20% delas perua e 80% sedans, dos quais apenas 25 C43 do modelo 2000 foram importadas para os Estados Unidos.


Motor da Mercedes-Benz C43 AMG
A capa preta sobre o motor com a escrita AMG cromada e a logo da Mercedes-Benz, era comum época.


Interior da Mercedes-Benz C43 AMG 


Referência bibliográficahttp://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_C-Class


Opinião
"A Classe-C hoje está em sua 5ª geração e continua sendo o maior sucesso de vendas da marca. Confiabilidade, prazer de dirigir, segurança e o status fazem deste carro um dos melhores do mundo. Muito obrigado pela leitura, espero que tenham gostado."

Um comentário:

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