É interessante quando olhamos para o passado e vemos que as idéias de alguns viram piadas para outros!
Mas, e quando estas idéias acabam virando uma tendência?
Pois é, é exatamente o que aconteceu com a BMW, pois a Mercedes-Benz há muito tempo utilizava o Kompressor (Compressor Rotativo ou Supercharger) para extrair potências dos motores, e a BMW sempre respondia que era uma maneira porca de se conseguir potência!
Mas, e quando estas idéias acabam virando uma tendência?
Pois é, é exatamente o que aconteceu com a BMW, pois a Mercedes-Benz há muito tempo utilizava o Kompressor (Compressor Rotativo ou Supercharger) para extrair potências dos motores, e a BMW sempre respondia que era uma maneira porca de se conseguir potência!
Mas então as rígidas normas de emissão de poluentes europeias e o alto preço dos combustíveis, fizeram com que a BMW tivesse que se render à superalimentação, ou como chamado hoje "Downsizing", utilizando o turbocompressor em seus carros que eram tradicionalmente 6 cilindros em linha (embora alguns modelos de entrada usassem motores 4 cilindros)!
Motor BMW 6 cilindros |
Diante deste cenário, a BMW lançou a sua Série mais bem sucedida com os motores superalimentados, a Série-3. Nos EUA e Europa possui inclusive motores 3 cilindros com turbo, que equipa a 318.
BMW B38 - 1.5 com 136cv e 22,4kgfm entre 1250 e 400rpm. |
BMW Série-3 |
Atualmente a Série 3 possui as seguintes opções comercializadas no Brasil:
- 320i - 4 cilindros - 2.0 turbo flex 184cv e 27,5kgfm de Torque;
- 328i - 4 cilindros - 2.0 turbo flex 245cv e 35,6kgfm de Torque;
- 335i - 6 cilindros - 3.0 turbo 306cv e 40,7kgfm de Torque (não é flex);
A grande inovação da BMW com o Downsizing foi lançar o carro com o sistema flex, coisa que as outras marcas premium como Audi e Mercedes-Benz ainda não fizeram.
O que me desagrada na BMW é o ruído do motor em marcha lenta, quem parar ao lado de um vai ouvir um "tec tec tec" o que é estranho para um carro deste nível!
Ainda bem que para o dono do carro só vai ser ouvido se os vidros estiverem abertos. A BMW diz que este ruído é por causa das adaptações do motor ao turbo, uma desculpa que não faz nenhum sentido, pois as Mercedes-Benz CGI e os Audi não apresentam este ruído!
Os motores com turbo foram inseridos em toda a linha até mesmo a poderosa M5 com seu motor V10, teve o motor substituído por um V8 bi-turbo.
O que me desagrada na BMW é o ruído do motor em marcha lenta, quem parar ao lado de um vai ouvir um "tec tec tec" o que é estranho para um carro deste nível!
Ainda bem que para o dono do carro só vai ser ouvido se os vidros estiverem abertos. A BMW diz que este ruído é por causa das adaptações do motor ao turbo, uma desculpa que não faz nenhum sentido, pois as Mercedes-Benz CGI e os Audi não apresentam este ruído!
Os motores com turbo foram inseridos em toda a linha até mesmo a poderosa M5 com seu motor V10, teve o motor substituído por um V8 bi-turbo.
No geral a BMW é uma excelente fabricante de motores, sendo motores geralmente duráveis e com bom desempenho. Alguns erros já aconteceram, como o motor N54 e N55(ambos os motores seis cilindros em linha com turbo) que tiveram muitos problemas com os anéis dos pistões que riscavam as paredes do cilindro, causando a fumaça no escapamento, e alguns dizem haver problemas com os retentores das válvulas, o que acontecia em muitos casos em veículos com menos de 50.000km, principalmente em motores eram muito exigidos ainda frios!
A Mercedes-Benz informou recentemente que não irá adotar motores de três cilindros, por considerar a vibração destes motores muito alta para o padrão da marca. Falta ver se isso vai mudar com o tempo, ou se ela buscará motores de pequenas cilindradas com quatro cilindros e turbos de pressão mais elevadas!
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