A Mercedes-Benz 190E, independente de sua versão, sempre foi considerado um marco na indústria automobilística, pois foi um dos maiores sucessos de venda da Mercedes, e trouxe a marca para o segmento dos sedans compactos.
A 190E trouxe recursos até então raros em muitos carros do seu segmento, como por exemplo a suspensão traseira com nivelamento automático e também o controle de tração ASR (Anti-Slip Regulation ou em uma tradução literal de Regulagem Anti-Derrapagem).
Para quem gosta e entende de carros, sabe o motivo, é um carro agressivo, e muito avançado para sua época, suspensões com ajuste esportivo, motor muito potente que utilizava o famoso cabeçote desenvolvido pela Cosworth.
Na verdade ele era um carro de corrida, disfarçado de carro de rua, pois ele atendia todas as especificações para participar das corridas de Gran Turismo Alemão (DTM). Havia também a possibilidade de adquirir um kit AMG chamado de PowerPack que incluía câmaras de combustão mais quentes, corpo de borboleta maior, bobinas de ignição mais potentes, melhor gerenciamento de combustível e também a melhoria dos coletores de admissão e escapamento.
As especificações deste carro são:
Código Mercedes do Motor: M102 922
Cilindrada: 2500cc
Potência: 235cv a 7.200rpm
Torque: 25kgfm entre 5.000 e 6.000rpm
Transmissão: Manual de 5 marchas
Peso: 1340kg
Tanque de Combustível: 70lts
Velocidade Maxima: 250km/h
Aceleração (0-100km/h): 7,1s
A Mercedes 190E EVO II correu também na DTM como pode ser visto nas fotos abaixo:
O 190E por fim teve sua produção encerrada em 1993, para que a W202 pudesse ocupar o seu lugar.
Sem dúvidas, é um carro que mereceu o espaço que conquistou, tanto por sua esportividade, conforto, confiabilidade e sucesso nas pistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário